Daniel Fagundes

• Introdução a mecânica quântica
  • Mecânica Quântica – Mestrado Profissional em Ensino de Física
  • Física II

Horários de Atendimento:

• Segunda feira, 10h-12h, Sede Acadêmica.

Pesquisa

Linhas de pesquisa: Espalhamento difrativo suave de hádrons em altas energias/Espalhamento próton-núcleo e núcleo-núcleo nas energias do LHC e de raios cósmicos/Radioatividade e efeitos da radiação ionizante: abordagens para o ensino médio e divulgação científica.

Descrição: Estudo das interações fortes através da análise fenomenológica de processos elásticos e dissociativos em espalhamentos próton-próton e anti-próton-próton na região de energias de aceleradores como o Large Hadron Collider (LHC) e de raios cósmicos. Investigamos ainda processos de interação protón-núcleo e núcleo-núcleo nas energias do LHC e de raios cósmicos via modelo de Glauber. Paralelamente, analisamos do ponto de vista experimental a interação de partículas elementares com a matéria através do estudo de decaimentos radioativos em detectores de partículas de importância histórica, tais como a “câmara de nuvens”, visando a prática didática e a divulgação científica.

Alunos de graduação:

Betânia Camille Tumelero Backes

Gabriel Furlani

Alunos de Pós-Graduação:

Ricardo Beal (MNPEF).

Projetos em andamento:

– Fenomenologia das interações fortes e o espalhamento difrativo de hádrons na era do LHC

– Um estudo de propriedades geométricas dos espalhamentos próton-núcleo e núcleo-núcleo em altas energias.

– Construção de uma câmara de Wilson de baixo custo para aplicações didáticas e de divulgação científica